quarta-feira, 8 de junho de 2011

Actividades Realizadas - Âmbito do PNPR


  • No âmbito do PNCR, que expliquei num “post” anterior, realizei uma pesquisa, de acordo com as amostras que a ASAE efectua nas explorações pecuárias. Esta informação serviu para doar alguns fundos cedidos por outras entidades aos proprietários destas explorações. Retirou-se informação das bases de dados existentes, com as análises efectuadas aos diferentes resíduos de animais e resultados conformes. As análises conformes, significam a inexistência de antibióticos e outras substâncias administradas aos animais. Assim, os donos destas explorações, que estão em conformidade foram privilegiados com alguns fundos para investir. 




  • Sempre me falaram das “arcas”, e chegou o dia de as conhecer. Encontram-se num piso inferior do edifício. Este local possui diferentes arcas congeladoras para armazenar os duplicados das amostras do PNCR (Plano Nacional de Colheita de Resíduos). Quando a DGV (Direcção Geral de Veterinária) envia os boletins de amostras conformes, e quando se junta um número simbólico de amostras para eliminar, os estagiários são encarregues de fazer uma limpeza.E depois, uma empresa certificada faz a recolha destas amostras.

  • A DGV faz o planeamento das amostras que devem ser recolhidas. Mensalmente a ASAE tem que fazer um ponto da situação, para que se saiba ao certo quantas amostras já foram colhidas para cada substância. Depois do ponto de situação são agendadas mais colheitas, conforme a necessidade. Assim cumprem-se todos os objectivos propostos.
Como vos relato, são várias as actividades no âmbito deste plano, são muitas tarefas, e tento fazer parte delas todas, para um maior conhecimento do local onde está a decorrer o meu estágio. Quero ser sempre útil e enquadrar todas estas actividades na teoria. Nem sempre é fácil, há que ler bastante legislação e estar a par de todas as competências da Asae, mas sinto que tenho dado o meu melhor, que certamente me irá tornar melhor profissional.
Até breve :)

Sem comentários:

Enviar um comentário