segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vistorias de Insalubridade a Habitações em Parceria com a Câmara Municipal do Seixal


“A habitação, representa um factor do ambiente que influencia de forma acentuada a saúde dos indivíduos e da colectividade (…)”. F.A. Gonçalves Ferreira, A Moderna Saúde Pública.
A habitação deve garantir um ambiente seguro e saudável aos seus habitantes.
Em parceria com a Câmara Municipal do Seixal realizam-se vistorias no decorrer de queixas de insalubridade. Estas vistorias são comuns, pois os problemas nas habitações podem trazer prejuízos para os moradores, quer a nível de saúde individual, quer em termos de saúde pública. Os problemas mais frequentes e que levam os moradores a fazer queixas são as infiltrações e a humidade.
A humidade estrutural pode ser uma fonte importante de danos no edifício e de motivo de queixa. Ela é habitualmente provocada por deficiências de projecto, por má manutenção do edifício, pelo uso de materiais de construção impróprios, pela humidade proveniente do solo ou pela infiltração de água da chuva através dos defeitos na estrutura.
Os efeitos sobre a saúde são vários. A habitação húmida é geralmente considerada como um factor que contribui para o reumatismo, artrite ou doenças respiratórias, tais como pneumonia, bronquite e infecções do sistema respiratório superior. Pode também afectar a saúde mental e o bem-estar social.
Fonte: Directrizes para uma Habitação Saudável, Ministério da Saúde. Tradução do Doc. OMS/ Euro série EH, N.º 31 – “Guidelines for Healthy Housing”

Visitámos 3 habitações, duas tinham infiltrações devido às condições e antiguidade dos telhados dos edifícios. A outra habitação tinha uma infiltração proveniente do andar de cima.
Os problemas prendem-se também pela falta de recursos financeiros, levando ao desentendimento entre moradores. Assim, emite-se um relatório e aconselha-se o requerente a dirigir-se aos Julgados de Paz, que são tribunais com características especiais competentes para resolver causas de valor reduzido de natureza cível.
Estes problemas são mais frequentes nas zonas antigas do Concelho, no entanto já surgiram em edifícios recentes. Os materiais e a má construção estão na origem destes problemas.
Mais uma vez se denota a importância dos profissionais neste sentido. Os Técnicos de Saúde Ambiental que acompanham estas vistorias interagem com os moradores, sugerindo métodos para melhorar as condições e aumentar o conforto nas habitações em causa.
É importante ter algum cuidado nestas actividades, pois entramos nas habitações, interferindo assim na privacidade de cada um. As recomendações, por mais pertinentes que sejam, devem ser ditas como forma de conselho e não de imposição.
Estas vistorias permitem-me aprender alguns conceitos acerca de materiais e estruturas, pois são realizadas com arquitectos e engenheiros civis.
Quero também partilhar convosco que me sinto bastante bem neste serviço e que sinto muitas saudades da família de Saúde Ambiental.
Até breve ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário