terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Concelho do Seixal

O Seixal é caracterizado pela sua baía, que foi motivo de crescimento e evolução deste Concelho. A evolução foi feita em torno do rio, pois era através deste que todos os produtos como sal, peixe, cereais, azeite, vinho, fruta e outras matérias-primas eram escoados para a capital e até exportados. Nesta zona também foram instalados estaleiros navais e iniciou-se o aproveitamento das marés, sendo construído o Moinho de Maré de Corroios, em 1403. Em volta da baía também existem outras empresas fabris, como a Fábrica de Vidros de Amora, a Companhia de Lanifícios da Amora, a Fábrica de Cortiça Mundet no Seixal e os Edifícios das Secas de Bacalhau na Ponta dos Corvos.







Hoje o Concelho tem aproximadamente 170 000 habitantes, constituído por seis freguesias, Aldeia de Paio Pires, Amora, Arrentela, Corroios, Fernão Ferro e Seixal – sendo um dos concelhos que possuí dos valores mais elevados do País, relativamente ao progresso educativo, cultural, social e económico.
Este Concelho também preserva algumas manchas de pinhal e ambiente natural, juntamente com a área de Reserva Ecológica Nacional, que corresponde a 10% do Concelho.

 
O Seixal insere-se no Movimento das Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS), sustentando-se na Rede Europeia de Cidades Saudáveis, desde 1998, e também na Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis. Este projecto denota a preocupação com a saúde e bem-estar da população. Este projecto cria, desenvolve e avalia dinâmicas em saúde.
Para mais informações: http://www.cm-seixal.pt/seixalsaudavel/index.html
                                      http://www.cm-seixal.pt/cmseixal.site









Sem comentários:

Enviar um comentário