quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Olá maltinha!

Por aqui as coisas continuam óptimas. Além do cansaço, não só do estágio, mas também das viagens diárias de Lisboa até à margem sul, tenho desenvolvido o meu trabalho, esforçando-me por realizar o máximo no local e aproveitar todas as tarefas.
Como o serviço se encontra numa fase de avaliações e aprovação de projectos para este ano, tenho recolhido dados e feito a análise de dados, de forma a retirar conclusões de algumas actividades desenvolvidas pelo serviço.
Elaborei uma recolha de dados dos boletins de colheita de águas para consumo humano, que permite saber quais os pontos com mais e menos incumprimentos.
Fiz o mesmo para as águas de piscinas de utilização colectiva, e sempre que a água se apresenta imprópria, registei o motivo. Se era microbiológico ou físico-químico e quais os valores ultrapassados. Após esta análise, verifiquei que a problemática mais comum nas piscinas é a carência de barreira sanitária, o que leva à formação de organismos prejudiciais à saúde humana.


Saúde Escolar
Efectuei a avaliação das condições de saúde, higiene e segurança de duas escolas do Concelho, registei o levantamento e elaborei os respectivos relatórios.  
É da responsabilidade do Ministério da Educação fazer esta avaliação às Escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, Básicas Integradas e do Ensino Secundário. As escolas do 1º Ciclo e os Jardins de Infância são da responsabilidade das autarquias locais.
“A avaliação dos riscos é uma forma de conhecer a vulnerabilidade das instalações, dos equipamentos e do ambiente, com o objectivo de os eliminar, ou quando tal não é possível, de as minimizar. Este procedimento implica um diagnóstico de situação, a elaboração do relatório, a proposta das correcções e o envolvimento das entidades responsáveis pelo estabelecimento na definição de prioridades e na adopção de soluções de actuação.” Programa Nacional de Saúde Escolar
O formulário para realizar esta avaliação está disponível no site da Direcção Geral da Saúde, apenas na área reservada!
Algumas das conclusões que se podem retirar dos inquéritos de avaliação dos estabelecimentos escolares. Resultados publicados pelo Alto Comissariado da Saúde.
Escolas com avaliação das condições de segurança, higiene e saúde

Escolas com boas condições de segurança e higiene do meio ambiente

http://www.acs.min-saude.pt/pns/saude-escolar/escolas-com-boas-condicoes-de-seguranca-e-higiene-do-meio-ambiente/

Escolas com boas condições de segurança e higiene dos edifícios e recintos

http://www.acs.min-saude.pt/pns/saude-escolar/escolas-com-boas-condicoes-de-seguranca-e-higiene-dos-edificios-e-recintos/

 

E assim o tempo passa, mais rápido do que devia, mas sinto me confiante e segura de que consigo fazer parte de uma equipa de saúde pública!

Precisava de mais um tempo aqui nestas “bandas”, para conseguir desenvolver algo mais elaborado e com mais certezas. É difícil ainda reconhecer todas as freguesias e saber quais as problemáticas mais frequentes.

Tento diariamente enquadrar-me ao máximo, colaborando não só com a minha querida orientadora (Dra. Célia), mas também com toda a restante equipa. É bom saber diferentes opiniões e receber conselhos de profissionais sábias e com experiência.

Como a Saúde Ambiental, eu tenho muito para crescer. A multidisciplinaridade é boa para “uns”, má para “outros”. A especialização começa a ser uma perspectiva pertinente e cada vez mais a “desnortear” os meus neurónios! O que vai ser de mim?

Beijos!

(a saudade do Alentejo Apertaaaa)

 

 



 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário