segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CERCISA

A CERCISA é uma Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. Esta instituição tem diferentes valências.

Visitámos o local para emitir o Certificado Higio-Sanitário do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO). Este centro está aberto das 08:00h às 17:00h, e abriga 35 utentes, com idades entre os 16 e os 45 anos. Tem 11 funcionários.
Estes centros dão uma resposta social através de equipamentos e actividades, com o objectivo de proporcionar condições para um aumento da qualidade de vida de pessoas com paralisia cerebral ou situações neurológicas afins. São realizadas actividades socialmente úteis estimulando ao máximo as potencialidades dos utentes. Serve para a valorização pessoal e é também um factor de integração e visibilidade.
Neste "site" podemos recolher uma informação mais pormenorizada acerca do CAO (Centro de actividades ocupacionais):


Este local tem as condições necessárias para o desenvolvimento destas actividades, no entanto, alguns dos utentes têm atitudes agressivas, contribuindo para um maior desgaste dos materiais e também a deterioração de alguns equipamentos.

Nem sempre é fácil interagir com pessoas com este género de deficiência. É necessário criar cumplicidade e conforto por parte dos funcionários do local.
No refeitório são servidas cerca de 100 refeições diárias. Este não apresentava as melhores condições no momento da visita, em termos de organização e estrutura. As obras estão programadas, mas com algum atraso.
No Certificado Higio-Sanitário é necessário determinar uma data limite para as alterações propostas. Neste caso a data foi alargada devido à falta de recursos.
Por vezes é necessário ponderar estas decisões. Estas instituições são muito úteis na nossa sociedade. Alguns dos utentes não possuem família, e algumas são problemáticas. Frequentemente, estes locais são o único abrigo, o local onde tomam as refeições, o banho diário, é onde recebem algum carinho e atenção. No fundo é o grande pilar das suas vidas. Por todos estes motivos há que tomar decisões conscientes.
 Esta pintura foi feita pelos utentes da Cercisa. O esforço valeu-lhes um prémio numa feira em Almada!

Sem comentários:

Enviar um comentário