terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Promoção da Saúde

"A promoção da saúde é o processo que permite capacitar as pessoas a melhorar e a aumentar o controle sobre a sua saúde (e seus determinantes - sobretudo, comportamentais, psicossociais e ambientais)" (Carta de Otawa, 1986). A Carta de Bangkok para a promoção da saúde num mundo globalizado (2005) parte dos valores, princípios e estratégias de intervenção estabelecidas na Carta de Otawa, complementado-a. Com a promoção da saúde, surge a noção da "saúde como um recurso" e de esta ser um "empreendimento colectivo". 


De acordo com a Aliança Europeia para a Segurança Infantil, (2005), Portugal é o sexto país da União Europeia com a mais elevada taxa de morte de crianças até aos 14 anos de idade, provocadas por acidentes domésticos e rodoviários. Daqui surge a importância de intervir nesta área.

“O mundo de uma criança gira em torno do lar, da escola e da sua comunidade imediata, o que implica que é imprescindível que estes ambientes sejam saudáveis. A criação e a preservação de ambientes saudáveis são o resultado de programas que integram a Educação para a Promoção da Saúde.” Unidade de Saúde Pública Higéia - Aces da Península de Setúbal II- Seixal Sesimbra.
A escola apresenta um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças, é por isso um local de destaque para se realizar promoção de saúde. “(…) Aí aprendemos a configurar as ‘peças’ do conhecimento e do comportamento que irão permitir estabelecer relações de qualidade. Adquirimos, ou não, ‘equipamento’ para compreender e contribuir para estilos de vida mais saudáveis, tanto no plano pessoal como ambiental (estradas, locais de trabalho, praias mais seguras), serviços de saúde mais sensíveis às necessidades dos cidadãos e melhor utilizados por estes.” (Constantino Sakellarides, in Rede Europeia e Portuguesa de Escolas Promotoras de Saúde. 1999)

Nesta área foi desenvolvido um projecto, intitulado Projecto Educação para a Prevenção (PEP). Este projecto realiza-se entre o ACES Seixal - Sesimbra e parceria com a Câmara Municipal do Seixal, os Bombeiros Voluntários do Seixal, as Piscinas Municipais de Amora e Corroios, Associações de Animação Sociocultural, Instituto de Socorro a Náufragos, Serviço Nacional de Protecção Civil, Prevenção Rodoviária e Estabelecimentos Industriais.
Objectivos:
·         Fomentar uma Cultura de Segurança e de Educação para a Cidadania;
·         Promover comportamentos cívicos e formação de cidadãos mais conscientes e participativos:
·         Identificar perigos e factores de risco na origem dos acidentes.
De uma forma geral, aquisição de competências que permitam às crianças gerir a sua própria segurança.

O público-alvo são 13 Escolas Básicas, 28 professores e 600 alunos.
Os alunos são seguidos ao longo dos 4 anos de permanência nas escolas, cada ano é destinado a um tema.
1º Ano - Prevenção de Acidentes Domésticos;
2º Ano - Prevenção de Acidentes em Espaços de Jogo, Recreio e Lazer;
3ºAno - Prevenção de Acidentes Rodoviários;
4ºAno - Prevenção de acidentes no Mundo de Trabalho e Ambiente Escolar.
Actividades Desenvolvidas:
·         Envolvimento dos Professores;
·         Exploração dos temas em sala de aula, a vários níveis, pelas crianças;
·         Dinamização do tema Segurança através de exercícios práticos;
·         Visitas de Estudo;
·         Intervenção de entidades externas ligadas à Prevenção;
·         Dinâmicas de Grupo.
Neste projecto, participei numa das acções realizadas por uma entidade externa, o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). As acções foram realizadas nas escolas, com o objectivo de sensibilizar as crianças para os cuidados a ter nas praias e piscinas. As crianças participaram activamente, vestiram-se de nadadores salvadores e simularam um afogamento com os respectivos meios de socorro. Foram também apresentadas as bandeiras existentes nas praias e os seus significados, bem como as regras e conselhos a que se deve ter atenção nestes locais. 
No final da acção foi oferecido a todos os participantes um Certificado Honorário de Nadador Salvador. 






Continuidade do Projecto...
 
No fim de cada ano surge a necessidade de se realizar uma avaliação global do projecto. Estes projectos necessitam de aprovação para a continuidade dos mesmos, é por isso importante fazer uma avaliação e mostrar que a sua existência é pertinente.
 São elaboradas fichas de avaliação aos alunos consoante a área que foi abordada. Estas fichas são de resposta directa, facilitam o tratamento dos dados e as conclusões. Realizei a avaliação deste projecto, na área dos Acidentes Domésticos, e elaborei um relatório com os resultados obtidos. As conclusões são muito positivas e permitem-nos verificar que os alunos apreenderam os conceitos.
Realizei também uma ficha de avaliação para os alunos relativamente aos Espaços de Jogo, Recreio e Lazer, para avaliar os seus conhecimentos. No link que se segue podem ver o meu trabalho.


Estas acções com crianças permitiram-me concluir que é necessário criar confiança com elas, para que se faça uma ligação fácil ao projecto. A motivação das crianças nem sempre é fácil de conquistar, há que saber cativar e dar sempre o nosso melhor. No entanto, a sinceridade própria das crianças mostra se estas gostam ou não das actividades, e se são adequadas aos seus conhecimentos e idades.


 
A Consultar:
  • Plano Nacional de Saúde Escolar:

  • Plataforma Europeia  para a Promoção da Saúde na Escola (SHE):

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