terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reuniões de Saúde Pública


Realizaram-se duas reuniões de Saúde Pública, com todos os elementos constituintes desta equipa. Estas reuniões servem para abordar os diferentes tipos de planos que existem neste serviço, divididos por áreas de actuação.
Na primeira reunião começou por se abordar o Programa de Saúde Ocupacional. Nesta área realiza-se a actualização dos ficheiros, participação nas vistorias dos estabelecimentos e as visitas às empresas quando existem doenças de trabalho e acidentes, por isso considerou-se que não é um plano. A Saúde Ocupacional externa fica então englobada no Programa Geral de Estabelecimentos.
Concluiu-se que é sempre necessário fazer os indicadores das avaliações, nas actividades realizadas e os resultados. Para saber se é importante continuar o projecto, se este continuar a Saúde Pública tem que cumprir todos os objectivos.
Em geral foram abordadas todas as áreas em que a Saúde Pública actua, todos os projectos e programas existentes neste serviço. Como se fará a sua avaliação e como vão ser atingidos todos os objectivos delineados.
Na Segunda reunião foi apresentada uma grelha que irá começar a ser preenchida. É uma folha mensal denominada N.E.M.O. (Noção de Estratificação Mensal em Organograma). São registadas todas as actividades desenvolvidas e o seu tempo de resposta. É feita uma análise estatística e são publicados os resultados trimestralmente para todo o serviço. O objectivo deste registo é fazer contratualizações correctamente, dependendo das necessidades de cada área.
Também foi abordado o observatório, que é uma estrutura que estuda a saúde da população. Está a ser organizada uma equipa que irá dedicar algumas horas a esta actividade. Monitorizar o estado de saúde da população é o grande objectivo, contribuindo para a diminuição das desigualdades. Passa por várias fases, a recolha e análise da informação, um diagnóstico que permitirá concluir as necessidades e por fim o impacto do mesmo (divulgação). 
 Estas reuniões permitem uma maior proximidade entre os elementos das diferentes equipas. Saber quais os projectos e programas que cada um está a desenvolver. É também mais fácil chegar a conclusões e adoptar medidas correctivas mais eficazes.

Sem comentários:

Enviar um comentário