quarta-feira, 8 de junho de 2011

Autos de Doação


A maior parte das amostras recolhidas pelos Técnicos de amostras, relativamente aos vários planos e programas em que o GTP é afecto, são em triplicado, ou seja, em três partes iguais. Uma é levada para o laboratório, e as outras duas são armazenadas na sede da Asae. Quando o produto está conforme o proprietário pode levantar estas amostras, no entanto, existem muitas amostras que não são recolhidas. Após a certeza da conformidade do género alimentício, o operador económico é notificado e fica com um prazo de três semanas para levantar o produto. Quando é ultrapassado este prazo é feito um auto de doação, e os alimentos são doados a instituições de solidariedade social.
Os géneros alimentícios que são doados mais frequentemente são: azeite, óleo, massas, refrigerantes e sumos e também bebidas alcoólicas. As bebidas alcoólicas são doadas a instituições diferentes das dos alimentos, para não existir um uso indevido das mesmas.
As amostras não conformes, depois das análises necessárias e todos os procedimentos efectuados, são destruídas convenientemente. Também com um auto de destruição.
Para que todos estes planos e programas funcionem correctamente é necessário ter as bases de dados actualizadas e devidamente organizadas, não só para uma pesquisa fácil, bem como uma ferramenta essencial na retirada de informação credível e fidedigna.
Muitas das tarefas que realizo são com objectivo de tornar estas bases mais completas e sempre actualizadas.
Estas tarefas são por vezes monótonas e repetitivas, mas é uma mais-valia que a ASAE possuí, uma forma de ter certeza de que os produtos são correctamente doados e destruídos.

Sem comentários:

Enviar um comentário