sábado, 28 de maio de 2011

Fórum Nacional Álcool e Saúde


O estágio continua de forma célere, quase que não dou pelo passar das semanas. Tenho feito bastantes actividades, que vou mostrar-vos.
O Álcool, etanol, pode ser produzido pela fermentação do açúcar existente em produtos de origem vegetal, frutos; caules e raízes ou produzido por destilação.
“O consumo de Álcool deve ser tão antigo como a própria humanidade…” IDT

“Quando é que um copo entre amigos se torna um consumo excessivo perigoso? Face às 200 000 mortes registadas anualmente na Europa devido ao consumo excessivo do álcool, é para muitos ainda ténue a fronteira entre um consumo responsável e um consumo excessivo de álcool. 
O consumo de bebidas alcoólicas por menores e os acidentes rodoviários causados pelo álcool (um quarto de todos os acidentes) preocupam toda a Europa. Alguns países europeus estão a tentar inverter a situação no seu território, mas a publicidade e as vendas não conhecem fronteiras, o que pode minar os seus esforços.
Os jovens são particularmente vulneráveis. Uma em cada quatro mortes de jovens adultos (na faixa etária entre 15-29 anos) está relacionada com o consumo de álcool. De acordo com uma sondagem recente, 19% dos jovens com idades entre os 15 e 24 anos bebem, no mínimo, cinco bebidas alcoólicas por saída.” 

De acordo com o que é feito na Europa, Portugal procura igualar estas acções, de forma a minimizar o consumo de álcool por parte das faixas etárias vulneráveis e também consciencializar os consumidores.
Estive presente no Fórum Nacional de Álcool e Saúde, no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, em Loures, de forma a reunir todos os representantes dos membros que constituem este Fórum. É organizado pelo Instituto das Drogas e da Toxicodependência. 

Esta reunião teve como temas:

  • Apresentação de dois relatórios e aprovação da ordem de trabalhos;
  • Aprovação da Comissão Executiva;
  • Aprovação do Regulamento da Comissão Executiva e dos critérios para a selecção dos Compromissos, (discussão dos pontos principais e aprovação global);
  • Apresentação do resumo dos Compromissos pela Comissão Executiva e sua aprovação em Fórum;
  •  Aprovação de novos membros
  • Apresentações pelos Responsáveis dos Compromissos do Fórum; e
  • Marcação de próximas datas, para o relatório anual e para novo fórum.
A ASAE é um dos membros do Fórum, e fez-se representar pelo Engenheiro Vasco Oliveira na apresentação dos Compromissos da ASAE neste projecto.
Cada membro apresentou os seus compromissos, sendo os da ASAE:
  • Divulgação e Comunicação do risco associado ao consumo abusivo de álcool pelos jovens;
  • Avaliar a legalidade e genuinidade das bebidas alcoólicas disponibilizadas; e
  • Fiscalização das restrições de venda de bebidas alcoólicas a menores.
A reunião deu-se por terminada após as aprovações dos assuntos já delineados.
A ASAE, dentro da sua actuação intervém directamente com estas problemáticas, sendo uma mais-valia na nossa sociedade. Precisamos de projectos e intervenções que dotem esta faixa etária de responsabilidade, de motivação pelo bem-estar e satisfação pessoal. É preciso consciencialização dos riscos!

Sem comentários:

Enviar um comentário