domingo, 8 de maio de 2011

Planos e Programas - BEDI


3 – BEDI – Programa de Colheitas de Amostras no âmbito do Banco de Dados dos Resultados das Análises Isotópicas dos Produtos do Sector Vitivinícola
Regulamento (CE) n.º 555/2008 da Comissão de 27 de Junho, determina a constituição de um banco de dados dos resultados das análises isotópicas dos produtos do sector vitivinícola.
O objectivo é garantir um melhor controlo do seu enriquecimento, a detecção da adição de água e também contribuir para a verificação da conformidade com as origens indicadas em termos de designações. É um suporte informático, que contribui para a harmonização das interpretações dos resultados obtidos pelos Laboratórios oficiais dos diferentes Estados-membros, através da aplicação dos métodos de análise de referência previstos.
Com uma periodicidade anual, subjacente à ocorrência das vindimas, este processo pressupõe os seguintes aspectos:
·        Colheita de amostras de uvas frescas a analisar e preenchimento do respectivo questionário;
·        Micro vinificação das amostras de uvas com vista a posterior análise por métodos isotópicos e preenchimento do questionário;
·        Análises Isotópicas das amostras de vinho;
·        Tratamento da informação obtida, sua inclusão no Banco de dados e comunicação ao Centro Comum de Investigação (CCI), mediante envio de cópias dos boletins de análise com os resultados e interpretação das análises.
As amostras de uvas têm características específicas. 

a)     Colheita das uvas:
Cada amostra compreende pelo menos 10 Kg de uvas maduras da mesma casta. As uvas são colhidas no estado em que se encontrem. A colheita é efectuada durante o período da vindima da parcela em questão. As uvas colhidas devem ser representativas do conjunto da parcela. O transporte das amostras colhidas até ao local de micro vinificação deve ser nas condições adequadas, ou seja, numa viatura com caixa de frio.
b)    Vinificação:
É efectuada pela instância competente ou por um Serviço habilitado pela mesma para o efeito, na medida do possível em condições comparáveis com as condições habituais da zona de produção de que a amostra é representativa. A vinificação deve levar à transformação total do açúcar em álcool, ou seja, a menos de dois gramas de açúcares residuais por litro. Logo após ser clarificado e estabilizado com SO2 (dióxido de enxofre), o vinho é colocado em garrafas de 75cl e é rotulado.

Sem comentários:

Enviar um comentário